Cirurgia oncológica do aparelho digestivo (câncer e tumores)

A cirurgia oncológica do aparelho digestivo é a especialidade responsável por tratar cânceres e tumores que afetam o sistema digestivo, que inclui órgãos como estômago, esôfago, duodeno, intestino grosso e delgado, cólon e reto, por exemplo.

O procedimento cirúrgico pode retirar, total ou parcialmente, o órgão afetado, além de alguns linfonodos próximos de acordo com o tipo, localização e extensão da doença.

Tipos de cirurgia oncológica do aparelho digestivo

Existem dois tipos de cirurgia oncológica, que serão determinadas conforme o estágio do tumor e com o intuito de permitir que o organismo se recupere mais rápido.

  • Método paliativo: indicado quando o câncer não pode ser totalmente eliminado e evolui para um grau que compromete a vida do paciente. Assim, a cirurgia paliativa é uma alternativa para reduzir os sintomas e sofrimento.
  • Método curativo: muito utilizado quando o câncer está em fase inicial e tem o objetivo de curar o órgão afetado pelo tumor. De acordo com o caso, pode ser uma alternativa mesmo em casos avançados.

Quando a cirurgia é uma alternativa?

A cirurgia oncológica do aparelho digestivo é considerada uma parte do tratamento de câncer, sempre que puder ser realizada. Entretanto, conforme o desenvolvimento do tumor, o procedimento pode ser a única chance real de cura.

As opções de tratamento só serão discutidas após o diagnóstico e estadiamento da doença, envolvendo outros fatores como idade do paciente, tipo de tumor, chances de cura, estado geral de saúde e outras condições individuais.

Como a cirurgia oncológica é feita?

O procedimento cirúrgico pode ser feito de forma convencional, chamada de cirurgia aberta, ou com métodos minimamente invasivos, como a laparoscopia e robótica.

A cirurgia laparoscópica, quando possive, envolve o uso de um aparelho com uma câmera na ponta que é inserido no abdômen, a fim de tratar o órgão sem a necessidade de fazer grandes e profundas incisões.

Fonte:

Especialidades e Áreas de Atuação

Cirurgia do aparelho digestivo e videolaparoscopia avançada
img1
Cirurgia de hérnia de hiato e da doença do refluxo
HERNIA-DE-HIATO
Cirurgia de megaesôfago e outros distúrbios motores
exofago7
Cirurgia oncológica do aparelho digestivo (câncer e tumores)
cancer-de-estomiga

Doenças tratadas

Dr. Mário Herman Santos M. P. Tavares

CRM/PI 4882 | RQE 3878/4122

Cirurgião geral e do aparelho digestivo

Formação:

  • Cirurgião Geral – UESPI/HGV.
  • Cirurgião do Aparelho Digestivo – UFRN.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
  • Membro International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO).
  • Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).