Cirurgia do aparelho digestivo é a especialidade que trata cirurgicamente patologias relacionadas ao sistema digestivo, que inclui estômago, esôfago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, intestinos, cólon, reto e ânus.
Funções do aparelho digestivo
Esse sistema é responsável pelo processamento dos alimentos e absorção de nutrientes, permitindo o bom funcionamento do organismo. Todos os órgãos envolvidos atuam em conjunto para a função possa ser desempenhada de forma adequada.
O processo de digestão acontece com a liberação de enzimas secretadas pelos órgãos do sistema digestivo e se inicia no momento em que o alimento é ingerido, terminando na eliminação de fezes.
Principais cirurgias realizadas
As cirurgias mais comuns de serem feitas no aparelho digestivo são:
- Câncer (de esôfago, estômago, pâncreas ou intestino grosso, por exemplo);
- Hérnias (inguinal, abdominal, umbilical);
- Refluxo gastroesofágico e hérnia de hiato;
- Colecistectomia (cirurgia da vesícula).
- Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Podendo ser realizadas de duas formas. A primeira é a laparotomia, uma cirurgia aberta com cortes no abdômen e manuseio de visão direta. A segunda é a videolaparoscopia, uma técnica minimamente invasiva em que são feitos pequenos cortes, a visualização é por câmera e manuseio por pinças, com ou sem auxílio de robôs.
Garante mais segurança, uma recuperação mais rápida ao paciente, menos dor, trauma e sangramento. Além disso, o indivíduo pode retornar mais cedo às atividades de rotina, as cicatrizes são mais discretas, a taxa de 8infecções reduzida, bem como a ocorrência de aderências pós-operatórias.