Neoplasias são tumores que surgem devido ao crescimento anormal do número de células. Pode ocorrer em várias partes do corpo, com características específicas, ritmo de evolução e riscos diferentes. Esse crescimento é descontrolado e pode causar consequências graves.
Tipos de neoplasias
Podem ser classificadas em, basicamente, dois tipos:
- Neoplasias benignas: é um tumor cuja evolução é lenta e organizada, sendo formado por células parecidas com aquelas presentes no tecido normal. Por ter limites bem definidos, não invade tecidos vizinhos ou causa metástases. Apesar disso, em alguns casos, podem crescer de forma exagerada e comprimir estruturas próximas;
- Neoplasias malignas: nesse caso, os tumores têm crescimento acelerado e são formados por células diferentes das que estão presentes no tecido normal. Os limites são pouco definidos, por isso são capazes de invadir tecidos vizinhos e de provocar metástases. As neoplasias malignas são chamadas de câncer.
Causas de neoplasias
Embora não exista uma causa definida para o surgimento de neoplasias, alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolvimento. São eles:
- Tabagismo;
- Ingestão de álcool em excesso;
- Consumo exagerado de ultraprocessados;
- Fatores ambientais, como poluição e exposição solar sem proteção;
- Exposição a produtos químicos;
- Alguns tipos de vírus como HIV, HPV e hepatite.
Sintomas
As manifestações variam de acordo com a área afetada e as causas da neoplasia. No caso de tumores benignos, muitas vezes são assintomáticos.
Os sintomas podem incluir: aparecimento de nódulos, manchas pelo corpo, dor de cabeça, dor no peito, tosse e escarro com sangue.
Tratamento de neoplasias
Primeiramente é necessário identificar o tipo de neoplasia e a condição de saúde do paciente. Visto isso, é possível encontrar a melhor forma de tratar o tumor. Quando é benigno, por exemplo, nem sempre precisa de tratamento, mas, se necessário, pode ser removido por cirurgia.
Já no caso de neoplasias malignas, o tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou transplante de medula óssea.
As neoplasias têm cura, no entanto, para isso, é importante um diagnóstico precoce e início imediato do tratamento.