Estômago

O estômago é um dos principais órgãos do aparelho digestivo. Está localizado no tubo digestivo abaixo do diafragma, entre o esôfago e o duodeno, do lado superior esquerdo do abdômen.

O órgão pode ser dividido em quatro partes:

  • Cárdia, que faz a comunicação do estômago com o esôfago;
  • Fundo gástrico, parte superior à entrada do esôfago;
  • Corpo, que é a parte intermediária e principal;
  • Piloro, junção com o duodeno e que regula a passagem do quimo até o intestino e impede o refluxo.

 

Funções do estômago

O estômago é revestido por uma mucosa gástrica e secreta diversas substâncias importantes como, por exemplo, o suco gástrico, que é responsável por iniciar o processo de digestão das proteínas.

Quando chega ao estômago, o bolo alimentar se mistura ao suco gástrico por meio de contrações e relaxamentos musculares. Em seguida, e com a ação das enzimas presentes no suco, esse bolo alimentar transforma-se em um líquido pastoso e ácido, conhecido como quimo.

O suco gástrico é produzido por células especializadas do estômago. Nas glândulas gástricas estão presentes as células parietais, responsáveis pela produção de componentes do ácido clorídrico, e as células-chefe, que produzem pepsinogênio. Ambas ajudam na digestão química dos alimentos.

Além disso, o estômago secreta outras substâncias como:

  • Fator intrínseco, relacionado à absorção de vitamina B12;
  • Renina, produzida nos primeiros meses de vida e ajuda na digestão do leite;
  • Gastrina, hormônio secretado pelas células G em resposta a estímulos relacionados à digestão dos alimentos;
  • Grelina, hormônio que é secretado antes das refeições e atua estimulando a fome.

 

Doenças que podem afetar o estômago

Gases, alimentação excessiva e algum medicamento podem ser causas de dor no estômago. Entretanto, se for intensa e constante, não deve ser ignorada e pode indicar alguma enfermidade mais preocupante.

Uma das doenças mais conhecidas nessa região é a gastrite, uma inflamação na mucosa do estômago. Além disso, também há o refluxo (retorno involuntário do conteúdo estomacal), úlcera, gastroenterites e até o câncer de estômago.