Divertículos são pequenas bolsas que se formam ao longo dos anos na parede do cólon. Geralmente, os sacos se formam nas áreas de fraqueza da região, próximos dos vasos sanguíneos da prede intestinal.
Principais sintomas de divertículo de cólon
Na maioria dos casos, os divertículos em si são inofensivos e não causam sintomas. No entanto, quando começam a manifestar, a condição se configura como doença diverticular de cólon. Assim, os pacientes podem apresentar:
Conforme a doença evolui, alguns indivíduos podem apresentar crises de inflamação dos divertículos. Esta complicação é chamada de diverticulite aguda e pode causar sintomas como:
Causas
Embora não seja totalmente conhecida, sabe-se que as causas dos divertículos de cólon podem estar relacionadas a uma dieta pobre em fibras, rica em carne vermelha, estilo de vida sedentário, obesidade, hábito de fumar e ao uso de medicamentos anti-inflamatórios.
Outras possíveis causas podem incluir, por exemplo, histórico familiar e alterações na estrutura do intestino grosso.
Diagnóstico e tratamento de divertículo de cólon
Como não costumam provocar sintomas, normalmente os divertículos são encontrados por acaso durante exames, como colonoscopia, enema de bário, cápsula endoscópica tomografia ou ressonância.
Essas pessoas assintomáticas não precisam de tratamento. Já as que apresentam sintomas, o objetivo das terapêuticas é reduzir os espasmos intestinais. A melhor forma de conseguir este resultado é mudar a dieta, consumir fibras, verduras, frutas, grãos integrais, beber bastante líquido e em último caso é necessário tratamento cirurgico.