Cirurgia de hérnia por laparoscopia

Hérnia é um termo utilizado para um órgão interno que se desloca e acaba ficando saliente por baixo da pele. Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, como umbigo, abdômen ou virilha, por exemplo.

As hérnias podem ser causadas por esforço excessivo, carregar muito peso, tosse forte, fazer força para evacuar ou por várias gestações em um curto espaço de tempo.

Tipos de hérnia

Os principais e mais frequentes tipos de hérnia são:

  • Hérnias inguinais/femorais: costumam surgir na virilha, área de encontro entre a coxa e a parte inferior do abdômen. No caso dos homens, há um risco de se estender até os testículos e causar uma hérnia inguinoescrotal;
  • Hérnias epigástricas: surgem na linha média do abdômen e acima do umbigo.
  • Hérnias umbilicais e paraumbilicais: nesse caso, aparecem em volta do umbigo e, em geral, são causadas pela passagem de uma alça intestinal ou de gordura intra-abdominal através do tecido muscular. São mais frequentes em bebês e podem desaparecer espontaneamente até certa idade;
  • Hérnias ventrais ou incisionais: este tipo de hérnias aparece quando a pessoa já fez algum tipo de cirurgia no abdômen e, por algum motivo, os pontos internos não cicatrizaram, aparecendo assim um abaulamento na cicatriz cirúrgica.

Cirurgia de hernia inguinal por laparoscopia

Nesta técnica, é dada uma anestesia geral e o cirurgião faz pequenos cortes na região, introduz gás carbônico e, em seguida, tubos finos com uma câmera conectada. Com as imagens reproduzidas em um monitor, são utilizados instrumentos para reparar a hérnia.

O tempo de recuperação do paciente é menor do que na cirurgia aberta. No entanto, nesse período é importante ter alguns cuidados como, por exemplo, evitar esforços físicos, repousar entre uma e duas semanas, evitar atividades físicas e dirigir, e tomar os remédios conforme orientação médica.

Fonte:

Especialidades e Áreas de Atuação

Cirurgia do aparelho digestivo e videolaparoscopia avançada
img1
Cirurgia de hérnia de hiato e da doença do refluxo
HERNIA-DE-HIATO
Cirurgia de megaesôfago e outros distúrbios motores
exofago7
Cirurgia oncológica do aparelho digestivo (câncer e tumores)
cancer-de-estomiga

Doenças tratadas

Dr. Mário Herman Santos M. P. Tavares

CRM/PI 4882 | RQE 3878/4122

Cirurgião geral e do aparelho digestivo

Formação:

  • Cirurgião Geral – UESPI/HGV.
  • Cirurgião do Aparelho Digestivo – UFRN.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).
  • Membro International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO).
  • Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).